sexta-feira, 18 de abril de 2008

Picante, mas saudável!

A pimenta é um condimento picante popularmente conhecido pelos males que pode provocar à saúde, como hipertensão arterial, gastrite, úlceras e hemorróidas. No entanto, estudos recentes comprovam que este ardido condimento também pode trazer muitos benefícios. Verde, vermelha ou amarela, a pimenta mostra o seu poder de fogo contra uma série de problemas, desde a dor de cabeça à artrite, do reumatismo à má digestão, colesterol alto e doenças circulatórias.

A pimenta possui uma substância denominada capsaicina capaz de fazer o organismo queimar aquela gordurinha indesejável. Durante a digestão, por exemplo, a capsaicina faz com que o organismo se abasteça da energia armazenada sob a forma de gordura corporal.
Além disso, a pimenta possui componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos. Está cheia de betacaroteno, molécula que se transforma em vitamina A que tem uma potente acção antioxidante.

Tem quatro vezes mais vitamina C do que a laranja e como se não bastasse foi demonstrado num estudo no Canadá que a pimenta melhorou o funcionamento do pâncreas em cobaias com diabetes tipo II.

Sem comentários: