quarta-feira, 30 de abril de 2008

Mentiras que vão à mesa!


A margarina é mais saudável do que a manteiga!
A margarina é menos saudável do que a manteiga, porque possui gordura do tipo trans, já que para se tornar da consistência adequada sofre um processo de hidrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol. Sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural. Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.

Ficar sem comer emagrece!
Totalmente errado. Deixando de comer poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer longos períodos de tempo é comum a compulsão alimentar, ou seja, o consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.

Beber água em jejum emagrece!
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém, a ingestão de água por si só não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais

A carne vermelha é mais nutritiva que a branca!
A cor não tem qualquer relação com o valor nutricional. A carne vermelha simplesmente contém mais hemoglobina – substância responsável pela cor do sangue. Por exemplo, o frango, que é carne branca, tem maior quantidade de proteínas do que a carne de vaca ou cabrito, que são vermelhas.


Sem comentários: