sábado, 26 de abril de 2008

o Peso Real da Obesidade


O mundo vive hoje a epidemia da obesidade, uma doença que cresce em proporções alarmantes. A maioria dos países desenvolvidos já diagnosticou o problema e preparam agora, juntos, uma campanha contra a obesidade. Nos Estados Unidos a prevalência da obesidade dobrou nos ultimos 20 anos. Hoje cerca de 30% da população tem sobrepeso, 15% é obeso e cerca de 3% obeso de risco elevado. Na Europa, embora os números sejam mais leves, a tendÊncia é a mesma. Na realidade estima-se que a obesidade e as demais doenças relacionadas matem cerca de 300 mil pessoas por ano.

esta questão relaciona-se, e muito, com os padrões nutricionais. Estes, por sua vez, sofrem alterações a cada século, resultando em mudanças na dieta de cada indivíduo, correlacionando anda mudificações económicas, sociais, demográficas e relacionadas à saúde. O século XX foi marcado por uma dieta rica em gorduras (principalmente as de origem animal), açúcar e alimentos refinados, e uma reduzida ingestão de hidratos de carbono e fibras. O predomínio desta dieta tem contribuído para o aumento da obesidade, em conjunto com o declínio progressivo da atividade física da população.


É, portanto, obrigação de cada um de nós combater esta tendência de uma forma energética, racional e honesta, o que nem sempre acontece. cada vez mais as pessoas optam por aderir à lei do menor esforço, que favorece as ofertas "mágicas" de tratamento criadas por maus profissionais: dietas mirabolantes, formulas milagrosas, aparelhos e tratamentos caros e ineficazes contra "celulite", etc. É de extrema importância contrariar todas estas tendências e proporcionar a nós próprios e sobretudo às nossas crianças um programa reeducativo dos hábitos alimentares no sentido de prevenir o "contágio" pela epidemia do século.


2 comentários:

ligiaconstança disse...

Nunca é demais abordarmos o tema da obesidade infantil. Preocupanos imenso o futuro dos homens de amãnha!

Andreia Susete disse...

é verdade e infelizmente, o mundo vive hoje a epidemia da obesidade sobretudo infantil que tem vindo a aumentar cada vez mais em Portugal!!