domingo, 30 de março de 2008

Dieta Evolucionista


Relatam os documentos que a dieta dos nossos antepassados era baseada naquilo que recolhiam das florestas, ou seja, frutos e legumes crus, sendo que a relação íntima que temos hoje em dia com as gorduras saturadas, o sal e o açúcar surgiu há relativamente pouco tempo na história evolutiva da nossa alimentação. Sabe-se ainda que os símios, os nossos parentes mais próximos, possuem uma dieta em tudo semelhante à dos nossos antepassados e que a taxa de incidência de doenças cardiovasculares nestes animais é extremamente baixa.
Com o objectivo de saber se a adopção de uma dieta semelhante à dos nossos parentes símios pode diminuir o risco de incidência de doenças cardiovasculares, foi recentemente realizado um estudo com 12 voluntários, todos eles com elevados níveis de colesterol e tensão arterial, bem como um risco acrescido de virem a sofrer de complicações cardiovasculares. Estes comprometeram-se a, durante 12 dias, ingerirem apenas água, fruta e legumes crus. Para obterem as calorias e nutrientes diariamente necessários tiveram que ingerir 6kg de fruta e legumes.
Ao fim dos 12 dias da experiência verificou-se uma descida acentuada nos níveis de colesterol, bem como nos da tensão arterial e, como tal, um menor risco de incidência de doenças cardiovasculares. Com tais resultados não devíamos nós voltar a adoptar os hábitos dos nossos antepassados?

Sem comentários: