sexta-feira, 21 de março de 2008

Amigos e Inimigos do Colesterol!

O colesterol é um lípido presente em todas as células do organismo e necessário, em pequenas quantidades, ao seu funcionamento. É o fígado que se encarrega de o produzir de acordo com as nossas necessidades. Além disso, estima-se que cerca de 30% do colesterol que circula no sangue seja proveniente dos alimentos que ingerimos. É utilizado por exemplo na produção de estrogénio e testosterona, sais biliares que ajudam na digestão da gordura e ainda na constituição das membranas celulares. No entanto, quando os seus níveis são demasiado elevados, este tem tendência a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos

Alimentos que podem baixar o Colesterol...

AVEIA- durante um estudo na Universidade de Toronto, duas alunas que adoptaram uma alimentação saudável, ao incluírem aveia na sua dieta revelaram uma subida de cerca de 11% nos seus níveis de HDL.

AMÊNDOAS- estudos demonstram que as substâncias presentes na pele das amêndoas ajudam a prevenir a oxidação do LDL.

FEIJÃO e LENTILHAS- segundo resultados reportados na "Annals of International Medicine" a integração destes alimentos numa dieta com baixos níveis de gordura faz baixar o LDL consideravelmente.

CEVADA- em 2004, quando voluntários com a dieta padrão da "American Heart Association" lhe adicionaram cevada, sofreram descidas consideráveis nos seus nívis de colesterol.

ABACATE- as suas gorduras monoinsaturadas fazem diminuir o LDL ao mesmo tempo que aumentam o HDL.

ÁLCOOL- tem sido demonstrado que a ingestão de um copo de vinho (ou outra bebida alcoólica) ao jantar ajuda a subir o nível de HDL e a diminuir o risco de ataque cardíaco. Contudo, beber em excesso aumenta o risco das doenças cardiovasculares.




Alimentos que "alimentam" o Colesterol...

PRODUTOS LACTICÍNIOS GORDOS- por exemplo o queijo e a manteiga são fontes de gorduras saturades, as principais responsáveis pelo aumento do LDL.

CARNES CONSERVADAS- o bacon e as salsichas possuem quantidades excessivas de gorduras saturadas. Em vez destes produtos opte por salsicha e bacon feitoa a partir de perú.

BATATAS FRITAS DE FAST-FOOD- pior do que as gorduras saturadas são ainda as gorduras trans usadas em muitos restaurantes por deixarem a comida mais saburosa. Um exemplo são os óleos hidrogenados para fritar batatas. Estes, para além de aumentarem o LDL, também fazem diminuir o HDL.


ÓLEOS TROPICAIS- os óleos de palma e côco, por exemplo, também são prejudiciais ao colesterol. Semple que possível substitua por azeite de oliveira (a gordura mais saudável por excelência.


BOLOS- também ricos em gorduras saturadas, devem ser evitados.

Sem comentários: