O colesterol é um lípido presente em todas as células do organismo e necessário, em pequenas quantidades, ao seu funcionamento. É o fígado que se encarrega de o produzir de acordo com as nossas necessidades. Além disso, estima-se que cerca de 30% do colesterol que circula no sangue seja proveniente dos alimentos que ingerimos. É utilizado por exemplo na produção de estrogénio e testosterona, sais biliares que ajudam na digestão da gordura e ainda na constituição das membranas celulares. No entanto, quando os seus níveis são demasiado elevados, este tem tendência a acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneosAlimentos que podem baixar o Colesterol...

PRODUTOS LACTICÍNIOS GORDOS- por exemplo o queijo e a manteiga são fontes de gorduras saturades, as principais responsáveis pelo aumento do LDL.
CARNES CONSERVADAS- o bacon e as salsichas possuem quantidades excessivas de gorduras saturadas. Em vez destes produtos opte por salsicha e bacon feitoa a partir de perú.
BATATAS FRITAS DE FAST-FOOD- pior do que as gorduras saturadas são ainda as gorduras trans usadas em muitos restaurantes por deixarem a comida mais saburosa. Um exemplo são os óleos hidrogenados para fritar batatas. Estes, para além de aumentarem o LDL, também fazem diminuir o HDL.
ÓLEOS TROPICAIS- os óleos de palma e côco, por exemplo, também são prejudiciais ao colesterol. Semple que possível substitua por azeite de oliveira (a gordura mais saudável por excelência.
BOLOS- também ricos em gorduras saturadas, devem ser evitados.





Sem comentários:
Enviar um comentário